Fundado em março de 2018 por Alan Joseph (vocais) e pela multi-instrumentista Astratta com a proposta de fazer um som próprio sem se assimilar ao convencional.
O nome é inspirado no conto "A Máscara da Morte Escarlate" de Edgar Allan Poe, sua temática gira em torno desse universo de morte, com pretensão de explorar temas introspectivos que dão de encontro ao subjetivismo prezando na maior parte do tempo o Eu lírico em situações decadentes, pairando num cenário de niilismo existencial e em conflitos psíquico como depressão e situações de desesperança.
A Astratta da qual se encarrega do instrumental, produção e mixagem possui vários projetos tais como o V/H/S (o seu primeiro), Montosse, Le Délire des Négations e seu mais recente trabalho no Entardecer.
Também possui projetos experimentais como MDZhB, Synthsatan e Bleak Burial. Já o Alan Joseph permanece apenas no vocal e composição das letras.
Musicalmente falando, as músicas tendem a ter um rumo um tanto diferente em cada faixa, como a "O Sofrimento Daqueles Que Ficaram Por Último" que é dividida em duas partes: a primeira é puxada para o black metal ríspido com progressão melódica e já sua segunda parte tem uma levada meio death metal com post-black. Essa faixa foi o primórdio do que viria a ser o Morte Rubra e se expandiu na faixa "Lúcido Para Morrer", essa leva mais versatilidade e estabilizou a proposta da banda. "Mãos Vazias" é a terceira faixa lançada , é uma canção de melodia suave e num clima mais melancólico e deu espaço para a mesma levada nas canções posteriores como "Perdido em Devaneios Longínquos", "O Fim de Nossas Lutas" e "Despindo-se do Ego" -essas tem uma presença mais amena e concretizou a direção atmosférica.
Seu álbum de estréia intitulado "Fadário Dizimado" foi o resultado dessa premissa da primeira fase, ele está disponível para download gratuito na plataforma do bandcamp e em tape pelo selo Depressive Illusions Records em 66 cópias limitadas.
Fora o álbum, há os singles "Vidas Atormentadas" e "Persistência da Consciência".
Link:
A. Joseph (vocal)/Astratta (all instruments)
Vidas Atormentadas (Single 2018)
1.Vidas Atormentadas
Duração: 03:44
Fadário Dizimado (2018)
1.O Presságio (Prólogo a Decadência) [Intro]
2.Perdido em Devaneios Longínquos
3.Lúcido para Morrer
4.O Fim de Nossas Lutas
5.Despindo - Se do Ego
6.Mãos Vazias
7.O Sofrimento Daqueles que Ficaram por Último [Part I]
8.O Sofrimento Daqueles que Ficaram por Último [Part II]
Duração: 38:58