segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Psychonaut 4 - Discografia

Psychonaut 4 é uma banda de Black Metal/Depressive Rock de Tbilisi, Georgia, formada em julho de 2010 por GRAF (vocais e letras) e André (baixo). Neste mesmo ano Glixxx entra para tocar guitrarra, Drifter toca uma segunda guitarra e auxilia nos vocais, e Borger assume a posiçao de baterista. As músicas abordam a miséria cotidiana, a morte, drogas lícitas e ilícitas, loucura e ódio, alienação, vida urbana, overdoses e suicídio. Nas palavras de GRAF: "Em nossa música nós descobrimos o lado sombrio das vidas humanas. Nós não sentamos em casa em depressão durante todo o dia, com braços cruzados, como muitas pessoas pensam, nós somos apenas realistas. Há muitos momentos em nossas vidas quando não há força para continuar a lutar e nós transferimos essas emoções para nossa música e acabamos encontrando certa salvação nisso. É algo até meio difícil de explicar." A banda também leva o rótulo de "Narcotic Metal". O nome da banda é um termo para um ser humano que explora profundamente sua própria mente (geralmente com o auxílio de drogas recreativas). O "4" no nome da banda refere-se ao número de platôs no fármaco dextrometorfano. O vocalista Graf von Baphomet apresentou a parte "Psychonaut" para o nome da banda e o ex-baixista André adicionou o "4".



Psychonaut 4 começou com uma demo tape intitulada "40%", foi lançada em junho de 2011. 40%, foi uma homenagem ao percentual mais comum de álcool em vodka. As 3 canções que se encontram nesta demo tape já expressam a essência da banda que se extendeu em trabalhos posteriores. O mais interessante é que grande parte do seu som não se encaixa nos tradicionais moldes do gênero. Eles têm melodia, uma atmosfera além de apenas uma triste e sensível sensibilidade de rock. O baterista Borger deixa a banda e Nepho entra em seu lugar.



Em 2012 é lançado um split junto com as bandas Unjoy e Eurythmie, chamado "Tired, Numb, Still Alive". Com a música Drop by Drop, carregada de um vocal desesperado ecoando ódio e instrumental melancólico. Também foi gravada um cover para a música "Nackskott" da banda Lifelover.



O primeiro albúm da banda, intitulado de "Have a Nice Trip", foi lançado em agosto de 2012. O álbum abre com uma introdução de piano e uma batida de bateria leve. Acordes melancólicos se arrastam sobre uma fraca variação de baixo, a caixa da bateria é acompanhada pelo som do vento e da chuva. Este ambiente define muito bem o restante do álbum. A qualidade é em nível de estúdio e define um padrão que o restante do álbum segue. "Parasite" abre com um riff pós-rock acústico que é logo acompanhado por paredes de ruído de guitarra que se assemelham ao Blackgaze. A bateria acompanha de maneira lenta e melancólica. O resto do álbum segue o mesmo padrão. Guitarras acústicas lentas e depressivas drenam a introdução da música, geralmente com efeitos sonoros como pano de fundo. Além das músicas lançadas antes estarem presentes aqui, há músicas inéditas, mas que mantém a mesma linha singular da banda.



Em dezembro de 2012 a banda decidiu se separar, e seu último show foi em 24 de janeiro de 2013 no Old Cinema Studio em Tbilisi, Geórgia. Porém, não chegaram a se separar, e na primavera de 2013 André voltou à banda e eles lançaram splits em 2013, 2014 e 2015. The Great Depression I (2013), Free Portion ov Madness I (2014), Psychonaut 4/Cheerful Depression/Культура Курения/Hovert (2014), e Urban Negativism (2015).



Em abril de 2015 o segundo albúm é lançado, "Dipsomania" traz mais músicas sobre solidão e relacionamentos do que músicas sobre drogas. Notavelmente, os riffs de guitarra seguem um estilo mais tradicional de metal. S.D. Ramirez que entrou em 2013 na banda, além de gerar uma guitarra em perfeito contraste com a de Drifter, também empresta sua voz para algumas músicas, e resulta em uma atmosfera sombria, deixando o albúm maravilhoso. Alguns grunhidos de death metal são encaixados em lugares apropriados, feitos por Drifter.



"Neurasthenia" foi lançado em outubro de 2016, o terceiro albúm da banda. É tido com um dos mais marcantes do gênero. André sai novamente da banda e Alex Menable entra assumindo a posição de baixista. A maturidade com que a banda trata todas as músicas e todos os assuntos que ela aborda, são ainda mais evidentes neste albúm. Depressão, suicídio, vício em pílulas, solidão e doença mental são bastante diretos nas letras. A introdução encerra e segue um prológo, que faz certa exposição do tema do albúm. ¨Death is a Form of Art" se inicia direta, com bastante peso, guitarras rápidas, bateria cadenciada, em um constrante singular com o baixo. Os vocais e gritos marcantes de Graf geram harmonia com todo o instrumental. "Sweet Decadance" tem como introdução uma entrevista com um paciente esquizofênico internado em um hospital psiquiátrico, que procurou por ajuda quando sentiu que cometeria suicídio. Ele deixa claro que mesmo intenado, sente intensa vontade de dar fim em sua vida. "Too Late to Call an Ambulance" é uma canção pesada liricamente, fala sobre um jovem que cometeu suicídio, e não é possível que se faça algo, ele já se encontra sem vida. Uma música clara sobre algo tido ainda como tabu na sociedade. O intrumental tem uma melodia perfeita, com um violino tocado por Salome Kukhianidze e dando um ar ainda mais melancólico na canção.



Em dezembro de 2018 foi lançado um split junto com a banda Nocturnal Depression. Além de duas músicas novas, possui um cover de "Her Ghost Haunts These Walls", e a banda Nocturnal Depression traz duas músicas novas e um cover da música "Bad t.RIP".



As letras da banda alternam sendo escritas em georgiano, russo e inglês.
Atualmente, a banda segue realizando shows e participando de festivais em várias regiões por toda Europa.



Selo:
Talheim Records
Links:
Facebook
Bandcamp

40% (Demo 2011)
1. Serial Lier
2. Parasite
3. Antihuman [Drug=Друг]

Duração: 22:33
Download


Tired, Numb, Still Alive (Split 2012)
Unjoy:
1.  Suicide Devotee

Eurythmie:
2.  Outbreak of Catalepsy
3.  Failed Healing Practicable
4.  Eicosapentaenoic Acid

Psychonaut 4:
5.  Drop by Drop
6.  Nackskott (Lifelover Cover)

Duração: 39:45
Download


Have a Nice Trip (2012)
1. Intro
2. Parasite
3. Lethargic Dialogue
4. Have a Nice Trip
5. Overdose Was the Best Way to Die
6. Intro
7. Pseudo
8. Drop by Drop
9. Hate Parade
10. Antihuman [Drug=Друг]
11. Yle

Duração: 01:03:38
Download


The Great Depression I (Split 2013)
Psychonaut 4:
1.  My Despair Can't be Explained
2.  Wor(l)d of Pain and Hate

Happy Days:
3. Reaching Without Consequence
4.  Serenity the Deceiver

Dodsferd:
5.  Death Has Always Been the God of Man
6.  Million Deaths Inside

Duração: 45:55
Download


Free Portion ov Madness I (Single 2014)
1. I Wanna Be Your Dog (The Stooges Cover)

Duração: 05:09
Download


Psychonaut 4 / Cheerful Depression / Культура Курения / Hovert (Split 2014)
Psychonaut 4:
1.  თბილისო (The City That Loves You)
2.  Bad Morning! (Злого утра!)

Cheerful Depression
3.  Lone Wanderer in Desolation Forest
4.  Night of the Evil Dead
5.  Merge into Earth

Культура Курения:
6.  Нет (Der Golem Cover)

Hovert:
7.  Без cлов
8.  Одиночество

Duração: 57:30
Download

Urban Negativism (Split 2015)
Ofdrykkja:
1. Into the Streams of the Black River
2. Mod

Vanhelga:
3. Depraverad avsky
4. Through My Veins
5. Resignation (Lifelover Cover)

Psychonaut 4:
6. Not a Love Song
7. I Meashure Time in Millilitres
8. In Good Movies Hero Always Dies

In Luna:
9. Androids' Purgatory
10. Those Days That Won't Return

Duração: 54:12
Download

Dipsomania (2015)
1. Intro
2. Beware the Silence
3. Personal Forest
4. Don't Leave the Room
5. Pain Dealer
6. Alcoholism
7. Suicide is Legal
8. We Will Never Find the Cure
9. How Much for the Hope?
10. Moldy
11. Eyes of a Homeless Dog
12. Personal Forest (S. D. Ramirez Version)

Duração: 01:07:43
Download


Neurasthenia (2016)
01. Prologue
02. Death Is A Form Of Art
03. My Sweet Decadance
04. Total Leaning For Madness
05. Bad t.RIP
06. Song Written In Paris
07. Too Late To Call To Ambulance
08. Sleeping Pills Suck
09. Hangover
10. Thoughts Of Death

Duração: 01:12:59
Download

Children Of The Night (Split 2018)
Psychonaut 4:
1. His Right To Remain Silent
2. #Питьитанцевать
3. Her Ghost Haunts These Walls (Nocturnal Depression Cover)

Nocturnal Depression:
4. Self-Multilation
5. Born In A Padded Cell
6. Bad T.RIP (Psychonaut 4 Cover)

Duração: 49:31
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário