segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Montosse - Discografia

Formada por Astratta (Krīsta Vasilyeva) no ano de 2017, sendo acrescentado Érdos (Eduardo Sodré) nos vocais no ano seguinte, Montosse é uma banda brasileira oriunda de Recife, Pernambuco.


Em agosto de 2017 é lançando o primeiro material em conjunto com a banda Cold, um split intitulado Wintercearig, contendo 3 faixas de cada banda. "Como um Livro sem Páginas" é a faixa inicial da banda e traz, progressivamente, riffs de guitarra que penetram pouco a pouco na melancolia que logo se completa com vocais lamuriosos que vociferaram a angústia enraizada no âmago do ser. Fazendo analogia com um livro, uma obra de cunho literário formada por um conjunto de folhas de papéis, a letra expressa o vazio imensurável da existência, onde não há nada para se escrever além do próprio vazio que toma todo o espaço do indivíduo e o conduz a uma história em branco. Mesmo as folhas iniciais que deveriam conter o mínimo de "vida", hão de se desprender com o peso da apatia e do fardo desolador de dias que nada acrescentam, restando apenas uma capa crua onde nem mesmo haverá um título. Capa esta que já está fadada a ser devorada pelas traças até nada mais sobrar, encerrando um ciclo de vazio inevitável. "Prólogo a Angústia" se inicia com uma cadenciada melodia que arrasta consigo a dor mais bruta, a tristeza mais profunda encontrada no indivíduo. Tal como no antigo teatro grego, onde a primeira parte da tragédia trazia a crueza do que viria a seguir, a letra fala sobre o suplicio do ser que atravessa dias e noites em agonia. No entanto, não há história além desta, não há uma segunda parte da tragédia, a tragédia se encerra em si mesma, num martírio infindável arraigado até a carne. "Azif" é a última faixa do split, foi inspirada pelas obras de H.P. Lovecraft, um dos mais soturnos escritores da história literária. Azif, segundo a obra, é o nome usado pelos árabes para designar aquele barulho noturno, produzido pelos insetos, que supõem ser o uivo de demônios. Juntando isso ao próprio nome da banda, Montosse, que faz referência a um dos demônios do longa-metragem The Evil Dead de 1981, a letra expressa um súbito pavor, não das forças obscuras que adentram a noite mas sim da própria existência de quem clama pelo fim da dor. Levado por sombras restantes da sua própria imersão nas trevas, devido a escuridão pairando na mente, o indivíduo contempla os passos finais de sua vida. Tudo aquilo que o atormentava vem ainda mais à tona, apenas, para o lembrar de que chegara a linha final. O cadáver é entregue à terra, o solo há de aniquilar aquilo que já estava destruído em vida, girando, assim, o ciclo imutável do existir.

Érdos - Vocais

Em março de 2019 é lançado o álbum Pois os Mortos Viajam Depressa​.​.​., de forma independente. Sendo relançado em formato CD em setembro pela
ManiaK Nameless Nonefaith Kult Records, limitada a 30 cópias. Contendo 6 faixas, 3 das quais constam no split, as músicas seguem mantendo a excelência na qualidade. A faixa título, Pois os Mortos Viajam Depressa..., é carregada de passagens duras e suaves, rasgantes e melancólicas, e essa perfeita dualidade gera uma atmosfera muito envolvente, somando-se à intensa parte lírica que expressa a dor atravessada por eras, inerente aos seres vivos. Tudo se dissipa, em algum momento, mas o ciclo da dor é errante, transpassa o tempo, permeia horas, dias, séculos, éons. Desde o primitivo nômade até o moderno imóvel, nada escapa ao ciclo da dor e morte, e essa morte é desejada por todos, em alguma altura do percusso, pois a dor precisa culminar com o fim. "Digressão" traz um furor harmônico refletindo a mensagem recheada de insatisfação com a normalidade convencionada pela sociedade. As máscaras imundas banhadas em luxúria e pertencimento que as pessoas usam, impondo a si mesmas uma falsidade para sobreviver no dia a dia, são expressadas na letra. A busca incessante por pertencer, por ser, por ter e por fazer só levam o indivíduo à uma vida vazia, superficial e, em algum momento, isso o consumirá internamente. "Matiz Furta-Cor", assim como a faixa Digressão, é uma explosão de contrariedade à caótica existência humana, revestida em egos que se auto digerem e levam o indivíduo a um ciclo de anseios e desejos que parecem intermináveis. Essa construção do querer sempre mais só tende a direcioná-lo à uma vida de acúmulos que nunca suprem o vazio que há internamente em si, tornando-o um objeto de seus próprios desejos egóicos.

Astratta - Todos os Instrumentos

Embora tenha, até o momento, 1 split e 1 álbum a banda já carrega características marcantes em suas músicas como vocais viscerais tingidos com angústias e furor, instrumentação densa e, ao mesmo tempo, penetrante se encaixando satisfatoriamente aos temas líricos, conduzindo a um resultado pleno em sentimentos e emoções profundamente pesarosas e sombrias.

Biografia Criada Pela Pagina DSBM Images / Canal Depressedy DSBM.


Links:
Facebook
Bandcamp
Soundcloud

Wintercearig (Split - 2017)
1. Cold - Winter Dawn
2. Montosse - Como um Livro sem Páginas
3. Cold - Daudz Vietas Draugam
4. Montosse - Prólogo a Angústia
5. Cold - Nocturnal Sacrifice
6. Montosse - Azif

Duração: 27:04
Download

Pois os Mortos Viajam Depressa​.​.​. (2019)
1. Azif
2. Pois os Mortos Viajam Depressa...
3. Digressão
4. Prólogo a Angústia
5. Matiz Furta-Cor
6. Como um Livro sem Páginas

Duração: 31:29
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário