sábado, 16 de maio de 2020

Érdos e Astratta (Póstumo Sölstício Records) - Entrevista

O Brasil tem uma quantidade inumerável de artistas independentes que, apesar do alcance extraordinário que a internet oferece, ainda se mantém desconhecidos até no meio Underground. No entanto, essas duas pessoas mencionadas aqui, de enorme talento e simpatia, vêm pouco a pouco percorrendo o caminho do meio musical e trazendo sua arte sonora para todos que apreciam a música em sua forma mais honesta. Tivemos o prazer de conversar com o músico Érdos e a musicista Astratta, ambos a frente de vários projetos e bandas, tanto solos quanto juntos, entre eles estão AutoquíriaDen Svarta HäxanSynthsatanEncephalo SwarmEntardecerXaktenarhMDZhBV/H/SMontosse ... e, com tanta expressão de criatividade assim, fez com que criassem o próprio selo musical o Póstumo Sölstício Records. Evidentemente, a música não é um mero hobby para ambos, ela é algo que se tornou inerente à rotina dessa dupla.


Quais são suas influências musicais? Vocês têm familiares no meio da música, ou foi um interesse que partiu de vocês mesmos? E com quantos anos iniciaram na música?

Érdos: Olá pessoal, agradecemos a oportunidade desta entrevista! Bem, comecei a me interessar por música acho que com uns 9 anos de idade quando um dia encontrei um violão velho em cima de um guarda-roupa (até hoje me pergunto de quem era) em uma das casas que morei, na época era bem comum minha família não permanecer mais de um ano na mesma casa, (o que me fazia ter que me mudar muito). Na minha família não há músicos nem incentivo por parte deles, muito embora que por influência da minha mãe e seus vinis tive meu primeiro contato de fato com música, como The Cure, Sigue Sigue Sputnik e etc... Certa vez conheci um grande amigo até hoje (o Kadu Hammet) e por tardes, observava ele tocando sua guitarra e achava muito bacana, posteriormente ele fez alguns projetos por conta própria como Luxúria das Valquirias, Perverted Midnights e Noite Horrenda. Tudo aquilo era fascinante, observá-lo usando uma câmera pra gravar de um amp, depois usar um editor de vídeos para juntar tudo, então devo tudo o que construí até aqui a ele (uma vez que ele me emprestava muitos discos do seu extenso acervo).

Astratta: Eu comecei a me interessar por música muito cedo, meus pais sempre ouviram muita música de forma eclética. Na minha casa ouvíamos de tudo, música clássica, heavy metal, rock psicodélico, progressivo, eletrônica... até o mais suave jazz. Quando eu tinha meus seis anos de idade, eu costumava acompanhar a minha mãe nas casas de shows onde ela se apresentava como artista solo, (sim, ela é musicista) quando eu estava nesses lugares, sempre observava o baterista, fascinada pelo instrumento. Até que uma vez, durante uma pausa entre uma apresentação e outra, fui correndo desesperadamente até a bateria. Alguns minutos depois eu já estava acompanhando a minha mãe em uma de suas músicas. Foi mágico. Desde então fui melhorando como baterista e participei de algumas ‘lives’ com algumas bandas, onde tive um bom aprendizado. Depois de um tempo, comecei a me interessar por instrumentos de corda, como guitarra e violão. Só então em meados de 2015 pude ter acesso a equipamentos de gravação e pude também iniciar o meu primeiro projeto musical. Desde então, tenho trabalhado com diversos tipos de música me envolvendo cada vez mais com coisas que amo, como música experimental e metal.

Vocês somam uma quantidade bastante considerável de bandas e projetos. Ambos se unem em muitos deles e, também, carregam seus projetos solos. Como se dá o processo de composição e construção de melodia? Tanto nas parcerias quanto sozinhos, vocês se inspiram em quê?

Érdos: Quando iniciei criando músicas eu criava as melodias no violão e as gravava com o celular. Como não tinha a menor condição (nem conhecimento) pra gravar nada, as idéias permaneciam guardadas. As primeiras letras eu rascunhava no meu antigo caderno de escola. (Faz tempo hem). Posteriormente estudando comecei a gravar o teclado no computador, tudo muito chiado (Lo-Fi é chique), daí saiu a primeira demo do V/H/S intitulada "Entardeceres Invividos" (primeira demo feita numa DAW) ela, como tudo o que eu criava, era carregada no SoundCloud. Inicialmente, isso foi uma experiência legal, onde consegui concluir algo. Posteriormente, as melodias (aquelas do início que eu gravava com o celular) só se tornaram músicas mesmo com a ajuda de Astratta. Bem, isso originou nosso primeiro Full-Length "Opus DCLXVI", nele coloquei todas as antigas melodias e letras de momentos diversos de minha vida. E por fim, atualmente, meu processo de composição mudou muito. Às vezes tenho um estalo na mente e anoto alguma ideia para abordar, e como tenho sentimentos e momentos diversos de minha vida, preciso de várias bandas para que eu possa explorar isso de forma adequada, no Autoquíria por exemplo, eu abordo o Alzheimer da minha avó, as lembranças de bons momentos e pequenos nuances que presenciei, como meu primeiro contato com a perda (e o choque de realidade que isso despertou). Resumindo um pouco, componho sem saber aonde vou, no final da composição eu decido onde melhor se encaixa o que, e acabo por usar letras que a muito já tenho guardadas.

Astratta: Eu não tenho noção do que estou fazendo. Simplesmente, abro minha DAW e dentro de algumas horas já tenho uma música pronta. Curioso não?!


Todos os projetos, ou a maior parte, seguem na linha do metal, mais especificamente do metal extremo. Vocês costumam escutar outros gêneros musicais? Quais?

Érdos: Sem dúvidas, eu aprecio a boa música e suas mais diversas expressões como o folk, a música ambiente, stone, música experimental, post-punk e industrial e, com o advento da internet nos últimos anos, tem surgido inúmeros gêneros que me influenciam bastante, como o chiptune, nintendocore, vaporwave, retrowave, até bandas que flertam entre gêneros como música barroca e metal. Acho que o metal é algo que transcende eras e é intrínseco que irá continuar surgindo subgêneros e mesclas que sempre estarei ansioso para ouvir.

Astratta: Sim, embora eu seja mais conhecida no meio do metal extremo, sou uma grande fã da música experimental em si, principalmente da música eletrônica experimental (IDM) e jazz fusion.

Em qual projeto iniciou a primeira parceria de vocês, e como surgiu essa conexão? Já se conheciam, haviam tido algum contato prévio?

Astratta: O Érdos já gravava suas próprias músicas quando o conheci, a gente se dava muito bem, falávamos sobre música o tempo todo e tínhamos os gostos parecidos. Até que um dia ele me propôs assumir as baterias do V/H/S. Eu não hesitei, ele tinha idéias incríveis e conseguia transmitir seus sentimentos mais profundos em seus riffs. Então veio nosso primeiro trabalho juntos, o já mencionado ‘Opus DCLXVI’, gravado em 2016 e liberado posteriormente pelo selo que criamos juntos (atualmente o Póstumo Sölstício Records).

Érdos: Somos inseparáveis. Compartilhamos todo nosso conhecimento entre nós, sempre que aprendemos ou conhecemos algo novo.


Ambos são músicos completos, cantam, tocam e compõem. Uma versatilidade admirável. Quando se unem para criar música, vocês definem seus lugares (quem vai cantar, compor, tocar os instrumentos) ou é algo que surge no momento e de acordo com a proposta musical?

Astratta: Depende. Eu não tenho muita habilidade na escrita, então eu prefiro compor a parte instrumental e deixar que o Érdos escreva e cante quando estamos trabalhando juntos.

Érdos: Em minha defesa, há sempre uma briga pra decidir quem faz o que, então decidimos dividir apenas bandas que criamos juntos como o Synthsatan, haha.


É notável que a música está presente massivamente na vida de vocês. Vocês sentem que, de alguma forma, a música canaliza seus sentimentos e emoções sufocantes? Ela proporciona um escape positivo?

Érdos: Não é como em outros hobbies, é mais uma necessidade corriqueira, é algo que precisamos pra preencher o vazio e dar algum sentido a esta breve e efêmera estadia.

Astratta: O processo de composição funciona como uma terapia para mim, se algum dia eu ficar incapaz de criar música, seja por alguma doença, velhice ou algo do tipo, eu sei que nunca vou conseguir superar isso.

Vocês são pessoas, relativamente, conhecidas na cena underground aqui do país. Érdos, inclusive, é ilustrador e produz logotipos e outras artes para várias bandas. Astratta vêm fazendo parcerias com tantos outros músicos. Como vocês vêem essa cena, mais especificamente do Depressive Black Metal, aqui no Brasil?

Érdos: Há realmente uma quantidade considerável de bandas todas as semanas (eu confesso que não consigo mais acompanhar) e isso é ótimo, ver que o conhecimento e o poder que antes era detido apenas pela indústria fonográfica agora está sendo amplamente divulgado e cada vez mais pessoas adotam o DIY, metem as caras e fazem algo que dê algum sentido a suas vidas, seja na música quanto na arte, eu valorizo essa expressão artística mais pessoal que vem ocorrendo nesses últimos anos.

Astratta: Você sempre pode ver novos projetos de Depressive Black Metal surgindo todos os dias, tanto projeto solos quanto projetos interestaduais. Me impressiona o quanto isso vem crescendo no país. Se eu interagisse mais na internet, de fato, teria a chance de conhecer muito mais pessoas neste meio.

Montosse traz o encaixe entre a melancolia e o sombrio. É interessante e, ao mesmo tempo, intrigada tal relação. É perceptível que muitas pessoas que apreciam a música depressiva suicida também gostam da cultura do horror (filmes, livros, imagens, etc.). Érdos, para você que compõe as letras desse projeto, você acredita que a existência humana é dolorosa e também pavorosa e, por isso, gera essa busca pelo obscuro?

Érdos: Acredito que o medo é inerente a nossa existência, desde muito pequenos já nascemos chorando (tememos sem nem saber a que), quando crianças estamos cercados por histórias de horror, seja no canto escuro do quarto, ou na maldade de uma história onde a bruxa envenena uma garota, ou até nos televisores antigos com monitores CRT (que quando estavam desligados eu procurava pareidolias ali). Quando mais velhos entendemos parte das coisas que acontecem ao redor do mundo e bem essa parte preferimos viver em negação a pensar todos como vermes em potencial, o ser humano por vezes se provou desprezível, seja pelo maltrato animal ou em coisas bem mais horrendas, partindo pra parte mais irracional, costumamos não confrontar nossa mortalidade, viver na ilusão de que enquanto houver amanhã, nós ou quem amamos não irão morrer e, pra ser sincero, o mistério por trás da morte tem sua beleza, nesse caso o medo é algo tão enraizado no inconsciente e de certa forma gostamos disso, a beleza está no efêmero, se vivêssemos para sempre, que graça haveria? Pra mim, o metal extremo preencheu parte da minha necessidade pelo obscuro, tal como a literatura de horror (como do mestre Lovecraft que guia parte da inspiração para o Montosse com seu horror cósmico), os filmes que assistia quando criança (e não dormia suspeitando que uma mão gelada repousaria no meu ombro a qualquer momento, haha). Bem, o medo cumpre o seu papel em nos lembrar que somos mortais e que tanto a humanidade quanto a natureza são cruéis.


As mulheres têm ganhado um espaço cada vez maior, seja no meio musical ou outras áreas artísticas. Como é sua relação com a Astratta, Érdos?

Érdos: Na maior parte do tempo nos damos bem, dividimos as mesmas coisas, assistimos os mesmos filmes, ouvimos as mesmas músicas e nos unimos pra trazer coisas sempre bem diferentes juntos, recentemente estou produzindo (tentando) um jogo e ela está envolvida em algumas partes. Então, independentemente de onde eu vá, eu sei que ela virá comigo.

Não são comuns apresentações ao vivo de bandas onde há um membro apenas, ou mesmo dois. Mas, vocês cogitam fazer algo assim no futuro?

Érdos: Bem, meu caro, pretendemos sim, possivelmente um dia haverá apresentações. No momento, estamos em um hiato financeiro, hahaha, e bem, todos os planos estão restritos à nossa organização futura. Estou atualmente tentando vender minha casa e mudar para um ônibus, e com isso vamos nos organizar para viajar pelo mundo e nos apresentarmos aonde formos.

É evidente a paixão pela música que ambos têm. Vocês costumam realizar suas atividades cotidianas ouvindo música? Quais bandas têm escutado recentemente, e quais podem indicar aos fãs?

Érdos: Costumava ouvir sempre um álbum a caminho do trabalho (vez que levava mais de uma hora pra chegar até lá) e principalmente na hora de dormir, de olhos fechados é um bom momento para refletir e apreciar a música sem interferências. Alguns álbuns me fazem ter sentimentos únicos, vou listar um de cada gênero pra não ficar extenso: (Oranssi Pazuzu) Valonielu; (Zombie Hyperdrive) Hyperion; (Old Silver Key) Tales of Wanderings; (Kraftwerk) Computer Love; (Luxúria de Lilith) Sucumbidos Pela Carne; (Amesoeurs) Amesoeurs; (Lorn) Vessel; (Igorrr) Hallelujah; (Deathstarts) Night Electric Night; (Woods of Desolation) Torn Beyond Reason; (Insomnium) Shadows of the Dying Sun; (Sólstafir) Svartir Sandar; (Symphony Draconis) Supreme Art of Renunciation; (Projeto Trator) Despacho; (Lifelover) Pulver.

Astratta: Eu escuto música praticamente o dia inteiro. Tanto por que eu amo ouvir música ou seja para acrescentar algum conhecimento no meu trabalho com produção musical. Acho que escuto cerca de cinco álbuns por dia. Eu vou mencionar o que tenho escutado recentemente, na verdade, eu fiz uma playlist com alguns dos meus artistas favoritos incluindo Hypomanie, Sun Devoured Earth, Boards of Canada, Drab Majesty, µ-Ziq, Clatterbox, Ghost Bath, Brothomstates, Rotting Christ.


Considerações finais.

Érdos/Astratta: Agradecemos novamente a consideração que nos tem, e esperamos que mais pessoas tragam suas perspectivas de vida em forma de arte para o metal e se esforcem para tirar seus sentimentos cotidianos e depositar isso na música. Temos certeza de que há muitas pessoas com problemas diversos e a música é uma ótima terapia para lidar com tudo, grave seu primeiro som, faça seu primeiro riff ou escreva sua primeira letra. Espero termos ajudado alguém. Abraços.


Você pode encontrar todos os lançamentos solos de Érdos e Astratta, bem como as bandas/projetos onde ambos se unem, e mais informações nos seguintes links:

Esta entrevista também está disponível nas páginas DSBM ImagesDSBM - Depressive Suicidal Black Metal Brazil e no blog Depressedy DSBM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário